06/07/2011

Paixão ( A pedidos alunas e alunos) Explicação:

Paixão:( latim, passio) Em Aristóteles, a paixão (pathos)( Patologia) ( doença) é uma das dez *categorias, a qual designa uma ação que se sofre , transmitindo a ideia de passividade, por exemplo, ser cortado, ser queimado.

Segundo Descartes, as paixões são os estados afetivos, "excitados na alma sem nenhum auxílio da vontade e, por conseguinte, sem nenhuma ação que provém dela, apenas pelas impressões que estão no cérebro, já que tudo que não é ação é paixão".

A partir do romantismo, a noção de paixão adquire um sentido de *desejo, de exaltação, que impele o indivíduo a um objetivo desejado. A paixão opões-se assim à razão e à reflexão, enquanto impulso, sentimento, emoção, que faz com que o indivíduo aja visando a satisfação de um desejo.
Ex: paixão pela música.

Em nossos dias, o termo paixão designa uma "tendência de certa duração, bastante poderosa para dominar a vida do espírito" ( Lalande). Seu valor fica muito ligado ao objeto: o jogo e o álcool são paixões lamentáveis; o amor da verdade e o patriotismo são paixões nobres. No primeiro caso, a paixão anula a razão e a vontade; no segundo, as reforça. É no primeiro caso que se diz de alguém que " está cego pela paixão" : diante dos tribunais, os chamados " crimes passionais" frequentemente se beneficiam de circunstâncias atenuantes, não porque a paixão seja boa, mas porque priva o indivíduo de parte de sua vontade, consequentemente de parte de sua responsabilidade.

Dicionário básico de Filosofia
Hilton Japiassú, Danilo Marcondes
Jorge ZAHAR Editor

6 comentários:

Amo pensar disse...

Na próxima publicação explico Paixão segundo à Psicanálise, Psicologia e Psique.

Wellington de Jesus Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington de Jesus Albuquerque disse...

A paixão é um tema muito tratado por jovens, várias pessoas deixam se levar pela paixão, sem saber o mal psicologico que existe, várias pessoas conseguem brigar com amigos, com os pais, por esse tema, por estar perdida no pensamento insano da paixão. Séria um bom tema para se tratar na escola, para que possamos tirar as pessoas da caverna onde se encotra, e acordar pro verdadeiro mundo.

Amo pensar disse...

Esse tema é muito complexo querido, essas paixões não está apenas no afetivo mas em manias,idolatrias e claro podemos fazer até um café filosófico.
Que tal???

Wellington de Jesus Albuquerque disse...

Sim, concordo, seria bem legal montarmos um café filosofico, ano passado fizemos um, e a minha sala entrevistou a dona Nadia. Seria um meio de explicação a esse tema.

Amo pensar disse...

Uauuuuuuuuuuu pode contar comigo e o Willian de Filosofia tá....
Vai ser bem legal já que uma grande maioria quer saber mais sobre esse tema.
Obrigado pela participação no Blog...

JORNAL DO PAULO OCTÁVIO

JORNAL DO PAULO OCTÁVIO 2ª EDIÇÃO from Profº. Célio