06/07/2011

Enquete "critica a religião"

O filósofo Feuerbach criticou a religião como alienação. Os seres humanos vivem, desde, sempre, numa relação com a natureza e, desde muito cedo, sentem necessidade de explicá-la e o fazem analisando a origem das coisas, a regularidade dos acontecimentos naturais, a origem da vida, a causa da dor e da morte, a conservação do tempo passado na memória e a esperança de um tempo futuro. Para isso, criam os deuses. Dão-lhes forças e poderes da realidade, dotado de forças e poderes maiores dos que os humanos.
Neste movimento, gradualmente, de geração a geração, os seres humanos se esquecem de que foram os criadores da divindade, invertem as posições e julgam-se criados pelos deuses. Este cada vez mais, tornam-se seres onipotentes, oniscientes e distantes dos humanos, exigindo deste culto, rito e obediência.

3 comentários:

sabedoria disse...

Eu aprendi que tenho opções de escolhas nesta vida e claro entre Fé e Razão fico com a Fé.
Concordo com a questão de alienação isso sim ele tinha toda razão.

Lalinha Brito disse...

Razão e Fé?
-Com certeza FÉ!!!
Eu poderia viver sem a minha razão, mas não sobreviveria sem minha fé. Pois todas às vezes que ajo com a razão, é a fé que me impulsiona e me faz acreditar que eu tudo posso...

Guilherme disse...

Concordo com a Lalinha, a fé ajuda as pessoas a terem um ''sentido na vida'', onde através dela buscam por algo ''maior''.

JORNAL DO PAULO OCTÁVIO

JORNAL DO PAULO OCTÁVIO 2ª EDIÇÃO from Profº. Célio