06/07/2011

Liberdade segundo " Satre "

Segundo Satre:

O homem é um ser apenas possível. Existo à medida que transformo esse possível em real.

É no processo livre de escolha, a cada dia, de nossa existência que construímos a essência humana. Escolhemos a nossa essência ao procedermos à escolha do personagem que pretendemos ser. Daí, a famosa frase de Sartre: “A existência precede a essência”.

Frequentemente esqueço que eu mesmo escolhi livremente construir os amores, esquecer-me dos amigos ou curtir meus pais. Mas o mais saboroso, e quase fantástico, desta aventura humana é que cada uma vai fazendo sua libertação ao longo deste caminhar. E não só a sua vida, mas de toda a humanidade, pois, com sua vida, está construindo sua essência humana.

O homem é um ser que não pode querer senão a sua liberdade e que reconhece também que não pode querer senão a liberdade dos outros. Daí que ninguém vive livre sozinho... Enfim, para Sartre, não existe o destino, nós construímos o nosso futuro.

Fonte: Almeida, F.J.; "Sartre - É Proibido Proibir", Editora FTD, São Paulo, 1988.

4 comentários:

sabedoria disse...

Satre essa frase é Fantástica....
Mas o mais saboroso, e quase fantástico, desta aventura humana é que cada uma vai fazendo sua libertação ao longo deste caminhar.

Wellington de Jesus Albuquerque disse...

A liberdade começa desde que a pessoa começa a se conhecer, ver seus métodos de agir, e as vezes deixar levar pelas cabeças dos outros. Numa familia, o homem acaba tendo mais liberdade que a mulher, tendo mais voz de se expressar, sair com amigos, namorar, ter relações sexuais, etc. Mas na verdade, deveria ver o mundo inteiro, preparar não pra uma aventura ou parque de diversões, mais sim para o mundo lá fora, ajudando a si mesmo a construir seu futuro, várias pessoas devem pensar antes de se expressar, ou fazer coisas erradas que não agradam a familia. As meninas as mães as prende, para que possa ficar mais proximo de sua familia, e livra-las das coisas do mundo. Mas a mesma liberdade de soltar os meninos deveria de se soltar as meninas, para que assim possam ver a realidade desse mundo, para que os pais possam ser amigos e conselheiros a qualquer hora, expressando opiniões e conselhos certos a seguirem.

sabedoria disse...

Muito bom, então essa liberdade pra você é cultural?

sabedoria disse...

Veja bem se intende essa liberdade como cultural, nesta citação de homem e mulher ..esse machismo no Brasil é cultural, até na religião muitos intendem que a mulher precisa ser submissa ao homem isso é cultural!
Muitas mulheres sofrem até mais em outros países com estas questões....
As crianças já crescem com a ideia de cultura e isso é socialização lembra?
Associar a cultura da qual estou inserida.
Ex: Homem não chora isso é muito ruim!

JORNAL DO PAULO OCTÁVIO

JORNAL DO PAULO OCTÁVIO 2ª EDIÇÃO from Profº. Célio